Dicas

Este espaço reservarmos para profissionais selecionados com muito carinho pela Escola Primeiro Passo nas seguintes áreas: Psicologia, Pediatria, Odontologia, Pedagogia e Fonoaudiologia.
Dicas saborosas e nutritivas ficaram a cargo do Engenheiro Agronônomo e da Nutricionista (responsáveis pela Horta Orgânica e cardápio da nossa Escola).
São informações que têm como objetivo esclarecer pequenas dúvidas comuns na fase de desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.

Terça-Feira dia 09/04/2013 às 19h36

Fonoaudiologia

Papais e mamães saibam como estimular a linguagem do seu filho (a). Seguem algumas dicas da fonoaudióloga Virgínia Valdrighi Tavares de Almeida. Sabemos que a família tem papel fundamental na estimulação da fala nas crianças. Quanto mais a criança for exposta a linguagem, maiores condições ela terá de adquirir a própria linguagem. Não importa o quanto de tempo você tem para com seu filho (a), o mais importante mesmo, é a qualidade dedicada a ele (a), ou seja, aproveitem os momentos com ele(a) e converse de frente, face a face; Cantem sempre e estimulem-no a cantar com vocês, o mesmo com histórias, interpretem histórias; É muito importante ter uma alimentação variada, deem preferência para alimentos de diferentes consistências, estes exercem grande influência na produção da fala; Estimulem-no a usar copos com tampa de bico, canudos, morder e mastigar alimentos sólidos. Utilizamos os mesmos órgãos para comer e falar; Pronunciem corretamente as palavras, evitem usar o diminutivo, inventar palavras e infantilizar a sua fala. Estimulem-no a falar quando ele tentar se comunicar através de gestos, mas faça isso de maneira tranquila, sem deixá-lo numa situação constrangedora, ele não pode se sentir pressionado; Fiquem atentos à respiração do seu filho, a função respiratória normal se faz por via nasal. A criança que permanece com o nariz sempre obstruído, merece uma atenção mais individualizada, pois na maioria dos casos é observado a hipotonia dos órgãos fonoarticulatórios (tônus diminuído das bochechas, lábios e língua) e inadequação das posturas orais, acarretando vários problemas como má deglutição, troca de fonemas na fala (troca de letras) e alterações odontológicas.

Educar é ensinar o caminho




Unidade Tamboré

Alameda África 144, Tamboré - S. de Parnaíba - São Paulo - Tel. 55 11 4152-4871 e 55 11 4152-4872

Unidade São Paulo

Rua Afonso de Freitas 687 - Paraíso - São Paulo - Tel. 55 11 3885-3900 e 55 11 3885-0157