Dicas

Este espaço reservarmos para profissionais selecionados com muito carinho pela Escola Primeiro Passo nas seguintes áreas: Psicologia, Pediatria, Odontologia, Pedagogia e Fonoaudiologia.
Dicas saborosas e nutritivas ficaram a cargo do Engenheiro Agronônomo e da Nutricionista (responsáveis pela Horta Orgânica e cardápio da nossa Escola).
São informações que têm como objetivo esclarecer pequenas dúvidas comuns na fase de desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos.

Quarta-Feira dia 14/08/2013 às 08h00

Viroses

Viroses Acredito que todos já tenham, pelo menos por uma vez, ficado um pouco irritado com algum médico que tenha dito “não se preocupe,é uma virose”. Sim, e daí? Como o próprio nome diz, viroses são doenças causadas por vírus. Existem viroses bem conhecidas como: a catapora, caxumba, rubéola, dengue, esses são exemplos daquelas que têm sintomas mais específicos e vírus bem conhecidos, mas as que mais incomodam são aquelas que ficam sem um nome. Como as gripes e diarreias Existem vários vírus que causam sintomas gripais como: febre, tosse coriza, dor de cabeça e mal estar os mais comuns são os influenza (entre eles o H1N1), os adenovÍrus, e o vírus sincicial respiratório que é o grande causador da bronqueolite (a bronqueolite tem sintomas parecidos com os da bronquite). O mesmo acontece com as diarreias que são na maioria das vezes causadas pelos rotavírus (existem vários subgrupos de rotavirus) E como pegamos as viroses? A grande maioria delas é pelo contato com as secreções de tosse, nasal e no caso das diarréias contato com as fezes. Por isso os nossos pequenos são os mais atingidos, além de terem menos imunidade eles estão sempre se abraçando e colocando a mão e os objetos na boca. A maior arma que nós temos para combater as viroses é a lavagem das mãos. Limpou o narizinho do seu filho, ou trocou a fralda não faça nada antes de lavar as mãos. Outra forma de profilaxia são as vacinas. Ah! Mas o meu filho tomou a vacina da gripe e teve gripe por quê? Porque a vacina da gripe bem como a do rotavírus não protege de todos os tipos de vírus causadores da gripe e diarreia. Existem também aquelas viroses que causam tudo: febre, mal estar, dor no corpo, diarreia, manchas na pele, mas não se consegue saber qual o vírus causador porque não existem exames específicos para todos os vírus existentes principalmente para serem realizados na urgência. As viroses em sua maioria são autolimitadas, ou seja, melhoram sem um tratamento específico, atualmente só se costuma usar antivirais no caso do H1N1 por ser uma síndrome gripal muito grave, os antibióticos não são usados porque são específicos para bactérias, algumas vezes é angustiante pensar que não estamos dando nenhum remédio, mas é importante ficar em paz e pensar que os antibióticos não tratam tudo e têm vários efeitos colaterais. Os vírus também podem causar conjuntivites e meningites, e essas são bem menos graves do que as bacterianas e também menos contagiosas. Patrícia Mendes de Souza Marino. Pediatra

Educar é ensinar o caminho




Unidade Tamboré

Alameda África 144, Tamboré - S. de Parnaíba - São Paulo - Tel. 55 11 4152-4871 e 55 11 4152-4872

Unidade São Paulo

Rua Afonso de Freitas 687 - Paraíso - São Paulo - Tel. 55 11 3885-3900 e 55 11 3885-0157