top of page

Bloguinho PP

Todas as novidades da Escola Primeiro Passo em um só lugar!

EDUCAÇÃO • INFORMAÇÕES • DICAS • ATIVIDADES

Foto do escritorPrimeiro Passo

A importância da Neurociência na Educação Infantil



Olá, como vai?


O tema de hoje está imperdível! E, no final, temos um spoiler especial para 2025. 👀 Prontos?

Você sabia que até os cinco anos, o cérebro 🧠 de uma criança pode formar mais de um milhão de novas conexões por segundo? Incrível, né? 


Essa fase inicial da vida é crucial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Estudos em neurociência mostram que o cérebro infantil é extremamente receptivo a estímulos sensoriais, e é por isso que as Escolas que utilizam abordagens baseadas na ciência vêm ganhando tanto destaque em todo o mundo. 🌎


Aplicar a neurociência na Educação Infantil é criar ambientes onde o aprendizado vai além dos livros. Estudos mostram que atividades multissensoriais, com sons, texturas, cores e movimento estimulam áreas do cérebro e fortalecem redes neurais essenciais para o desenvolvimento ao longo da vida.


Por que a Neurociência é tão Importante na infância?

A neurociência já demonstrou que interações significativas na primeira infância são a chave para um desenvolvimento saudável. Além disso, atividades que desafiam o cérebro, como brincadeiras com quebra-cabeças, jogos de construção e música, fortalecem a função executiva – um conjunto de habilidades fundamentais para o autocontrole e a resolução de problemas.


Aqui em nossa Escola, acreditamos que aprender não precisa ser um processo tradicional e rígido, mas sim uma jornada de exploração e descoberta. Lembra do tema sobre ambiente lúdico? Aqui ele também entra! (Tivemos um conteúdo sobre este tema aqui no nosso bloguinho, se você ainda não leu, vale super a pena: https://www.escolaprimeiropasso.com.br/post/a-import%C3%A2ncia-do-l%C3%BAdico-na-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil-na-escola-e-dentro-de-casa). 


Ao integrar atividades sensoriais em ambientes cuidadosamente planejados, proporcionamos aos nossos alunos uma experiência de aprendizado rica e engajadora. Cada estímulo sensorial: o toque de uma textura diferente, o som de um instrumento, a visão de cores vibrantes, está, na verdade, estimulando o cérebro a formar novas conexões e a aprender de forma natural e divertida.


Por exemplo:

  • Texturas e tato: experiências que envolvem diferentes superfícies, como areia, tecidos e objetos naturais, ativam o desenvolvimento da percepção sensorial e ajudam as crianças a entender o mundo ao seu redor;


  • Música e som: O contato com ritmos e melodias auxilia no desenvolvimento da linguagem, enquanto dançar e seguir o ritmo desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio e a orientação espacial.


  • Cores e formas: A exposição a cores vibrantes e formas variadas estimula a criatividade e a imaginação, além de preparar a criança para identificar padrões e desenvolver habilidades visuais essenciais;


Com cada nova descoberta, a neurociência nos mostra o valor de ambientes que priorizam estímulos diversificados, e, essa é uma tendência nas melhores instituições ao redor do mundo. Na Primeiro Passo, estamos constantemente em busca de inovações para proporcionar aos nossos alunos o melhor em educação e desenvolvimento.


Já imaginou ter um espaço onde os pequenos possam descobrir novas sensações e fortalecer o desenvolvimento de forma divertida? 🔍 

VEM AÍ…🤭

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page